Confesso que torci o nariz para Quatro vidas de um cachorro desde o primeiro trailer. Nãotenho saco para filme de cachorro, ainda mais se for aqueles dramas baratos de sofrimento e morte… por favor, chore! Tipo Marley e Eu.  Tenho preguiça.

Mas ok, tem quem goste. O filme estreia no Brasil em 26 de janeiro e conta, sob o ponto de vista do cachorro, suas diferentes vidas e como elas têm um propósito de amor e lealdade aos seus donos.

Um vídeo divulgado pelo site americano TMZ mostra que todo esse amor e fofura não estiveram presentes nos bastidores. As imagens gravadas em 2015 por um membro da equipe mostram um pastor alemão assustado enquanto é forçado a entrar na água turbulenta de uma piscina. Outra cena mostra o cachorro submerso e algumas pessoas gritando para tirá-lo da água.

A empresa de adestramento contratada para o filme logo se manifestou prometendo investigar o ocorrido, o produtor já foi dizendo que não estava lá, mas obviamente, entidades de proteção aos animais já pediram boicote ao filme.

O caso de Quatro vidas de um cachorro infelizmente não é único e só engrossa a lista de produções que não podem ostentar a declaração de que “nenhum animal foi maltratado durante as filmagens”.

Confira oito casos envolvendo maus tratos a animais em filmes.

  1. As aventuras de Pi

Embora o premiado filme as As aventuras de Pi tenha feito uso de computação gráfica para a maioria das cenas com animais, tigres de verdade foram usados para a captura de movimento, um deles quase morreu afogado durante as gravações do filme.

  1. O Hobbit

Em 2012, treinadores denunciaram a morte de mais de 20 animais (pôneis, cavalos, ovelhas e galinhas) durante a produção da trilogia O Hobbit. Entre os motivos, estavam as condições da fazenda da Nova Zelândia onde os animais ficavam. Na época, a produção do filme admitiu que providências foram tomadas depois que alguns animais morreram – mas nunca afirmou quantos. 

3. Água para elefantes

O filme abordava, entre outras questões, o modo como elefantes eram tratados no circo na década de 30. Curiosamente ou não, durante as filmagens do filme de 2011, um elefante era submetido a choques elétricos e ganchos de metal para que se comportasse como deveria. Vídeos dos maus tratos vazaram e a empresa que treinou o elefante foi processada.

4. O holocausto canibal

Em um dos filmes mais polêmicos da história do cinema, o diretor chegou a ser acusado de homícidio, o que foi explicado quando os atores apareceram para dizer que ok, foi realista mas a gente tá vivo. Já animais não tiveram a mesma sorte. Tendo sido torturados, mortos e comidos de verdade durante as gravações.

  1. Ben Hur

Numa época em que não havia regulamentação do uso de animais em filmes, especula-se que cerca de 100 cavalos tenham morrido durante as gravações do clássico de 1925, a maioria durante a cena da corrida de bigas. Também foi confirmada a morte de uma pessoa.

  1. A carga da brigada ligeira

Pelo menos 25 cavalos morreram durante a gravação do filme sobre uma batalha da Guerra da Criméia. Foi a partir do que aconteceu em A carga da brigada ligeira que o congresso americano passou a discutir a questão da crueldade com animais nos filmes.

  1. As portas do céu

Além do uso de sangue de galinha nos atores, um cavalo foi morto quando uma dinamite explodiu debaixo dele. O filme de 1980 foi um fracasso de bilheteria e teve um dos maiores prejuízos da história do cinema.

  1. As aventuras de Chatran

Correm histórias na indústria do cinema de que vários gatos amarelos morreram durantes as gravações do filme japonês de 1986. O que se sabe ao certo é que as situações em que os gatos foram expostos (rios, queda de penhascos, interação com animais selvagens) já foram maus tratos por si só, tendo inclusive provocado diversas doenças nos animais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s