Baseado em uma história real não contada. É assim que se define Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures), filme que traz ao mundo a história quase desconhecida de três mulheres negras essenciais na corrida espacial norte-americana e que marcaram a história da Nasa.
Mas se você ainda não assistiu ao trailer divulgado pela Fox nesta semana, vamos consertar isso primeiro.
Em uma época em que negros precisavam usar banheiros separados e que as mulheres eram contratadas pela Nasa como “computadores que usam saias” – e as mulheres negras eram classificadas como “computadores coloridos” -, as matemáticas Katherine G. Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson contribuíram para o desenvolvimento da agência espacial e foram responsáveis por calcular a trajetória da missão que levou o primeiro astronauta norte-americano em órbita da Terra, acontecimento crucial para restaurar a confiança dos Estados Unidos frente a União Soviética na corrida espacial.
Katherine G. Johnson
Depois de concluir o ensino médio aos 14 anos e a faculdade aos 18, a cientista espacial Katherine G. Johnson começou a trabalhar na NASA em 1953. Ela trabalhou na missão que levou primeiro americano ao espaço (1959), na que levou o primeiro americano a orbitar a Terra (1962) e foi responsável por calcular a trajetória do voo do Apollo 11 para a lua. Em 2015, Katherine recebeu do presidente Barack Obama a National Medal of Freedom.
Dorothy Vaughan
Graduada em matemática e especialista em linguagens de códigos, Dorothy Vaughan trabalhou na NASA entre 1943 e 1971. A frente da divisão West Area Computers, Dorothy foi a primeira supervisora negra da agência espacial americana. Ela se aposentou em 1971 e morreu em 2008.
Mary Jackson
Formada em matemática e física, Mary Jackson também começou na Nasa na função de “computador”. Especialista em experimentos com túnel de vento e aeronaves, foi promovida a engenheira aeronáutica. Mary Jackson se aposentou em 1985 e morreu em 2005.
Estrelas além do tempo é baseado no livro Hidden Figures: The Story of the African-American Women Who Helped Win The Space Race de Margot Lee Shetterly,filha de um cientista da Nasa e que em 2010 começou a pesquisar a história e a importância das “figuras escondidas” da história da agência espacial.
Com Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe nos papéis das três matemáticas, o filme ainda tem Kevin Costner, Kirsten Dunst e Jim Parsons (sim, o Sheldon) no elenco. A direção é de heodore Melfi, do excelente Um Santo Vizinho.
O lançamento de Estrelas além do tempo no Brasil está previsto para 23 de fevereiro de 2017. Mas depois desse trailer apaixonante e da história dessas mulheres incríveis e já queria ver esse filme hoje mesmo.
Cara, que foda esse filme! Quero muito ver também! =D
CurtirCurtir