Baseado em uma história real não contada. É assim que se define Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures), filme que traz ao mundo a história quase desconhecida de três mulheres negras essenciais na corrida espacial norte-americana e que marcaram a história da Nasa.

Mas se você ainda não assistiu ao trailer divulgado pela Fox nesta semana, vamos consertar isso primeiro.

Em uma época em que negros precisavam usar banheiros separados e que as mulheres eram contratadas pela Nasa como “computadores que usam saias” – e  as mulheres negras eram classificadas como “computadores coloridos” -, as matemáticas Katherine G. Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson contribuíram para o desenvolvimento da agência espacial e foram responsáveis por calcular a trajetória da missão que levou o primeiro astronauta norte-americano em órbita da Terra, acontecimento crucial para restaurar a confiança dos Estados Unidos frente a União Soviética na corrida espacial.

Katherine G. Johnson
Depois de concluir o  ensino médio aos 14 anos e a faculdade aos 18,  a cientista espacial Katherine G. Johnson começou a trabalhar na NASA em 1953. Ela trabalhou na missão que levou  primeiro americano ao espaço (1959), na que levou o primeiro americano a orbitar a Terra (1962) e foi responsável por calcular a trajetória do voo do Apollo 11 para a lua. Em 2015, Katherine recebeu do presidente Barack Obama a National Medal of Freedom.


Dorothy Vaughan
Graduada em matemática e especialista em linguagens de códigos, Dorothy Vaughan trabalhou na NASA entre 1943 e 1971. A frente da divisão West Area Computers, Dorothy foi a primeira supervisora negra da agência espacial americana. Ela se aposentou em 1971 e morreu em 2008.

 

 

Mary Jackson

Formada em matemática e física, Mary Jackson também começou na Nasa na função de “computador”.  Especialista em experimentos com túnel de vento e aeronaves, foi promovida a engenheira aeronáutica. Mary Jackson se aposentou em 1985 e morreu em 2005.
Estrelas além do tempo é baseado no livro Hidden Figures: The Story of the African-American Women Who Helped Win The Space Race de Margot Lee Shetterly,filha de um cientista da Nasa e que em 2010 começou a pesquisar a história e a importância das “figuras escondidas” da história da agência espacial.

Com Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe nos papéis das três matemáticas, o filme ainda tem Kevin Costner, Kirsten Dunst e Jim Parsons (sim, o Sheldon) no elenco. A direção é de heodore Melfi, do excelente Um Santo Vizinho.

O lançamento de Estrelas além do tempo no Brasil está previsto para 23 de fevereiro de 2017. Mas depois desse trailer apaixonante e da história dessas mulheres incríveis e já queria ver esse filme hoje mesmo.

Um comentário em “As mulheres negras que contribuíram para conquista do espaço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s