Em tempos de Stranger Things e a da febre dos reboots no cinema, percebemos o poder na nostalgia, o peso de lembrar as obras ou as tendências que moldaram nossas infâncias. Nesse sentido, a TV Cultura acaba de aquecer o coraçãozinho de muita gente grande saudosa dos tempos de criança. A emissora disponibilizou no youtube TODOS os 90 episódios de Castelo Rá-Tim-Bum, a série televisiva exibida entre 1994 e 1997, que moldou o jeito de fazer entretenimento educativo no Brasil.

Criada pelo dramaturgo Flávio de Souza e pelo diretor Cao Hamburger, Castelo Rá-Tim-Bum foi o programa de maior sucesso da TV Cultura, dobrando a audiência da emissora pública, atingindo 12 pontos no Ibope e ultrapassando em alguns momentos a vice-liderança do SBT na época.

Usando uma estrutura de conto de fadas moderno – o castelo dividia espaço com os prédios de São Paulo – a série intercalava a história com quadros educativos relacionados ou não com o tema do episódio. Dessa forma, além do sucesso de audiência, Castelo Rá-Tim-Bum também recebeu o reconhecimento por seu conteúdo didático, sendo inclusive objeto de estudo de pesquisas sobre entretenimento como forma de educação.

A série acompanha a história de Antonino Stradivarius Victorius II, o Nino (Cássio Scapin), um aprendiz de feiticeiro, criança no alto de seus 300 anos, que vive com seu tio Dr. Victor (Sérgio Mamberti) e sua Tia Morgana (Rosi Campos) em um castelo cheio de seres encantados.

Solitário em suas brincadeiras, Nino atrai para o castelo três crianças que se tornariam seus grandes amigos e parceiros de aventura. Biba (Cinthya Rachel), tem 12 anos e é a mais velha e responsável do grupo, é quem tem a maioria das ideias para as brincadeiras e aventuras dos amigos. Pedro (Luciano Amaral), também tem 12 anos e é o mais inteligente e criativo do grupo. E Zequinha (Freddy Allan), o mais novo dos amigos, sapeca e esfomeado e cheio dos “Por quês?”

De forma divertida e inteligente, Castelo Rá-Tim-Bum trouxe em seus episódios não só curiosidades sobre história, geografia e matemática, mas ensinamentos sobre higiene, finanças pessoais, meio ambiente, folclore e relações familiares – vale lembrar, querida família tradicional brasileira, que o núcleo familiar de Nino não era convencional e que o fato dele ter sido criado pelos tios nunca foi questionado como não sendo o modelo de família ideal.

Castelo Rá-Tim-Bum abordou ainda – de forma natural e singela – temas delicados como o preconceito e morte. E tocou em questões sociais do cotidiano, como a especulação imobiliária, presente na figura do vilão Dr. Abobrinha (Pascoal da Conceição).

Quase um oásis educativo e divertido em meio a um tanto quanto bizarra televisão brasileira dos anos 90, Castelo Rá-Tim-Bum segue no imaginário nacional quase duas décadas depois da exibição de seu último episódio. Prova disso são os recordes de público das exposições que marcaram os vinte anos do programa.

Agora com todos os episódios do programa disponíveis na internet, além da nostalgia que pode ser revivida, abre-se também a oportunidade de que uma nova geração se encante com as aventuras de Nino e seus amigos e conheça personagens inesquecíveis como a cobra Celeste ou o saudoso Etevaldo.

As galinhas pintadinhas e as peppas da vida que me desculpem, mas divertido mesmo era explorar a biblioteca e as torres do Castelo.

Um comentário em “A magia e as lições do Castelo Rá-Tim-Bum

  1. Adoraaaava Castelo Rá-Tim-Bum =D E é muito bom mesmo porque eles conseguiram uma fórmula de ser educativo sem ser chato e pedante, porque quando criança eu nem notava essa interconexão de temas – eu adorava pela ambientação, os personagens, a trama 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s