Inspirada em obras como A viagem de GulliverStar Trek, ou Jornada nas Estrelas, foi concebida por Gene Roddenberry como a grande aventura espacial em um futuro “que deu certo”.

Apostando em reflexões filosóficas e conceitos científicos, a série quase foi inicialmente rejeitada por ser “inteligente demais”.

Star Trek também foi precursora em questões como diversidade e representatividade. Afinal, em tempos de Guerra Fria e luta pelos Direitos Civis, quem imaginaria um russo e uma negra na ponte de comando?

Ao longo dos últimos 50 anos, a franquia tornou-se um dos maiores fenômenos pop – tendo inspirado inclusive a NASA. Além de ter criado boa parte dos elementos da cultura geek, como as convenções de fãs, por exemplo.

No cinquentenário de Star Trek, confira um resumo das séries de TV que exploraram a Fronteira Final.

Star Trek: The Original Series – 1966 a 1969

Chamada inicialmente apenas de Star Trek, a série original conta as aventuras da viagem de cinco anos da nave estelar USS Enterprise, explorando o espaço profundo onde nenhum homem jamais esteve. Com altos e baixos ao longo de suas três temporadas, a série foi cancelada por conta de uma audiência baixa para a NBC. Star Trek, no entanto, alcançaria maior sucesso e uma maior legião de fãs pelo mundo a partir das reprises exibidas nos anos de1970

Principais personagens:

  • Cap. James T. Kirk (interpretado por Willian Shatner)
    O mais jovem capitão da Frota Estelar. No comando da USS Enterprise NCC1701, é um líder nato que desperta confiança e lealdade de sua tripulação, e arrasa corações de todas as espécies.
  • Sr. Spock (interpretado por Leonard Nimoy)
    Imediato e oficial de ciências da nave Enterprise, é filho de um embaixador vulcano e uma professora terráquea. Spock é guiado pela lógica e devotado a ciência. Com suas clássicas orelhas pontudas, possui extraordinária força física e grande resistência a dor.
  • Dr. Leonard McCcoy (interpretado por DeFores Kelley)
    Oficial Médico Chefe da Enterprise, Dr. “Bones” é amigo, bartender pessoal e confidente do capitão Kirk e serve muitas vezes como oposto de Spock. Possui grande compaixão pela humanidade e um senso de irritabilidade responsável pelo bordão clássico  “Eu sou um médico, não um…”
  • Montgomery Scott (interpretado por James Doohan)
    Engenheiro chefe da nave, o escocês é o “fazedor de milagres” da Enterprise. Apaixonado pela nave, Scotty é responsável pelas gambiarras e soluções de última hora que fazem que consertam a quase sempre maltratada Enterprise.
  • Hikaru Sulu (interpretado por George Takei)
    Piloto da Enterprise, apreciador de botânica e especialista em armas antigas. Mais tarde promovido a Capitão da USS Excelsior.
  • Tenente Uhura* (interpretada por Nichelle Nichols)
    Oficial de Comunicações , nasceu nos Estados Unidos da África, e seu nome significa “liberdade” na lingua swahili. É formada em matemática e física.
    *O primeiro nome Nyota só foi estabelecido a partir do filme de 2009, até então ela  era chamada de Tenente Uhura ou apenas Urura.
  • Pavel Andreievich Chekov  (interpretado por Walter Koenig)
    Alferes navegador da Enterprise, o russo patriótico, jovial e impulsivo, foi promovido mais tarde a chefe de segurança da Enterprise. De acordo com Chekov, praticamente tudo foi inventado na Rússia.
  • Christine Chappel (interpretada por Majel Barret*).
    Enfermeira-chefe, dedicada aos pacientes e apaixonada pelo Sr. Spock.
    * A atriz Majel Barret participou do piloto “The Cage”, interpretando a Primeira Oficial. Uma mulher no posto de comando, no entanto, era demais para a NBC, que exigiu alteraçãos no de Gene Roddenberry.

Star Trek: The Next Generation(1987–1994)

A série se passa cerca de 70 anos  depois das missões da USS ENterprise do Cap. Kirk. Com uma nova tripulação a bordo da nave USS Enterprise-D, a série aborda mudanças internas e até controversas nos métodos e missões da Federação. Com um total de 178 episódios ao longo de sete temporadas, The Next Generation é a mais longa e bem-sucedida série da franquia.

Principais personagens:

  • Cap. Jean Luc-Picard (interpretado por Patrick Stewart)
    Nascido no interior da França,foi capitão da USS Stargaze, com a qual fez a famosa manobra Picard. Com raciocínio claro e grande senso de moral e justiça, Picard tem grande experiência em exploração e pesquisas espacias. E adora Shakespeare e chá.
  • Willian T. Riker (interpretado por Jonathan Frakes)
    Primeiro Oficial da USS Enterprise-D, bem-humorado e querido por toda tripulação. Lidera o treinamento de oficiais e as missões com grupos avançados.
  • Tenente Comandante Data (interpretado por Brent Spinner)
    Androide de pele dourada e grande força física, não possui emoções, mas gostaria de tê-las. Tem grande dificuldade em entender senso de humor, o que o torna um alívio cômico em muitas cenas da série.
  • Conselheira Deanna Troi (interpretada por Marina Sirkis)
    Meio betazóide e meio humana, é a psicóloga da nave. Auxilia o Capitão Picard em suas decisões e é responsável pelo bem estar emocional da tripulação.
  • Dra. Beverly Crusher (interpretada por Gates McFadden)
    Médica de USS Enterprise-D.
  • Tenente Worf (interpretado por Michael Dorn)
    Oficial de Segurança da nave, é primeiro oficial Klingon da Frota Estelar.Criado entre humanos, procura sempre manter o auto-controle, apesar de sua natureza agressiva e preza muito as tradições de seu povo.
  • Wesley Crusher (interpretado por Will Wheaton)
    Adolescente super-dotado, filho da Dra. Beverly Crusher, possui extrema facilidade em compreender conceitos de física avançada.
  • Tenente Natasha Yar (interpretada por Denise Crosby).
    Chefe de segurança da USS Enterprise-D.Com um passado conturbado, foi resgatada pela a Frota Estelar, a qual venera por tê-la salvo e mostrado-lhe um novo modo de vida.
  • Dra. Katherine Pulaski (interpretada por Diana Muldaur)
    Médica que substitui a Dra. Beverly Crusher. Não gosta do excesso de tecnologia, e odeia o a idéia de usar o teletransporte.
  • Guinan, (interpretada por Whoopi Goldberg),
    Da raça dos El-Aurianos, se veste de forma extravagante e trabalha no Ten-Foward, onde todos podem procurá-la para receber sábios conselhos. E é a Whoopi, né gente. ❤

Star Trek: Deep Space Nine – 1993 a 1999

Resgatando conceitos e roteiros da Série Original, Deep Space Nine é um spin-off de The Next Generation. Ao contrário de suas antecessoras, a série se passa em uma antiga estação espacial e não em uma nave. Com temas mais sombrios e conflituosos, Deep Space Nine apostou menos na exploração do espaço e mais em temas como os aspectos da guerra.

É a primeira das séries de Star Trek com um caráter menos episódico, com arcos de longa duração, que se estendiam ao longo de vários episódios.

Principais personagens:

  • Comandante Benjamin Sisko (interpretado por Avery Brooks)
    Um homem justo e bem humorado, mas que inicialmente não aceita muito bem sua transferência para a Deep Space Nine.
  • Major Kira Nerys (interpretada por Nana Visitor)
    Ligação entre a Federação de Planetas Unidos e o Governo Provisório de Bajor, Kira não confia na Federação e no início não se dá muito bem com o Comandante Sisko.
  • Tenente Jadzia Dax (interpretada por Terry Farrell)
    Pertence a uma espécie denominada Trill, e carrega dentro de si um hospedeiro de 300 anos de idade, Curzon Dax, que já havia sido parça do Comandante Sisko. Eita!
  • Chefe Miles O’Brien (interpretado por Colm Meaney)
    Trabalhou na USS-Enterprise-D como operador de teletransportes de ser transferido para a Deep Space Nine como chefe de operações.
  • Dr. Julian Bashir (interpretado por Sidding El Fadil)
    Oficial Médico da Federação, especializou-se em múltiplas espécies.
  • Jake Sisko (interpretado por Cirroc Lofton)
    Filho de Benjamin Sisko, é um garoto normal, que sente a falta de sua mãe e tem muito medo de perder o pai.
  • Quark (interpretado por Armin Shimerman)
    Dono de Cassino, vive tentando levar vantagem sobre seus fregueses e visitantes da Estação.
  • Odo (interpretado por Rene Auberjonois)
    Metamorfo, é Chefe de segurança da Estação. Sua forma original é líquida e ele pode passar até um mês sem se alimentar, mas assumiu a forma humana para poder melhor conviver com os humanos e outras espécies da Estação.
  • Tenente Worf (interpretado por Michael Dorn)
    Sim, o é Oficial de Segurança e primeiro oficial Klingon da Frota Estelar da Next Generation.
  • Keiko O´Brien (interpretada por Rosalind Chao)
    Trabalhava na USS-Enterprise-D junto com seu marido Miles O´Brien, sua especialidade é botânica. Montou uma escola para as crianças na estação.
  • Ezri Dax (interpretada por Nicole de Boer).
    Uma jovem psicóloga trill que não queria receber hospedeiros.

Star Trek: Voyager – 1995 a 2001

Em Star Trek: Voyager, a nave USS Voyager, uma das mais rápidas e poderosas da Federação, está sozinha e presa na pqp num ponto muito muito distante da Federação e precisa fazer o caminho de volta. 

Com 172 episódios ao longo de sete temporadas, Star Trek: Voyager é a única série de Star Trek a ter uma capitã no comando.

Principais personagens:

  • Cap. Kathryn Janeway (interpretada por atriz Kate Mulgrew)
    Não é a primeira mulher a comandar uma nave estelar, mas é a primeira cujo nome é tema do seriado. É inteligente, sensata e não permite que sua autoridade seja questionada. Enfrenta os conflitos internos de perder boa parte de sua tripulação e estar no outro lado da galáxia.
  • Comandante Chakotay (interpretado por Robert Beltran)
    Primeiro-Oficial da USS Voyager, é um índio norte-americano, cujos ancestrais deixaram a Terra para manterem os traços culturais.
  • B’Elanna Torres (interpretada por Roxxan Dawson)
    Engenheira-Chefe da Voyager, metade humana (latina) e metade klingon. Assim como Scotty na Enterprise, é a “fazedora de milagres” da Voyager.
  • Kes (interpretada por Jennifer Lien)
    Resgatada pela Voyager, é de uma raça cuja expectativa de vida não passa dos 9 anos (ela tem 2). Trabalha como assistente médica da nave.
  • Tomas Eugene Paris (interpretado por Robert Duncan McNeill).
    Piloto revoltado da nave. Fez muita caquinha no passado e que tem a chance de recomeçar na Voyager.
  • Doctor EMH – Emergency Medical Program (interpretado por Robert Picardo).
    Médico-Chefe da Voyager. Não é uma pessoa de verdade, mas um programa de computador temporário usado para auxiliar a equipe médica da nave.
  • Neelix (interpretado por Ethan Phillips).
    Namorado da Kes, é engraçado, às vezes um pouco chato, mas generoso e de bom coração. É o “faz-tudo” da Voyager.
  • Tuvok (interpretado por Tim Russ)
    Chefe de Segurança/Tático da Voyager e braço direito e confidente da Capitã Janeway. É o primeiro vulcano negro de Star Trek.
  • Seven of Nine (interpretada por Jeri Ryan)
    Uma Borg (seres cibernéticos, parte máquina, parte orgânicos). Foi separada da mente coletiva borg e teve a maioria de seus implantes retirados pela tripulação da Voyager, que a acolheu.

Star Trek: Enterprise (2001 a 2005)

A história de Enterprise situa-se 150 anos antes da série original. Sua premissa são os primeiros anos da exploração espacial, a bordo da Enterprise – NX 01.

Foi lançada originalmente como Enterprise , a primeira série da franquia sem Star Trek no título. O que acabou mudando a partir da terceira temporada.

Também a partir da terceira temporada é que a série começou a se recuperar dos baixos níveis de audiência e das críticas negativas. Star Trek: Enterprise foi cancelada em 2005, depois de 4 temporadas.

Principais personagens:

  • Cap. Jonathan Archer (interpretado por Scott Bakula)
    Tem bom senso para com seu dever, mas não teme violar as regras se acha que está certo. Não tem grandes afinidades com Vulcanos.
  • Tenente Travis Mayweather (interpretado por Anthonhy Montgomery)
    Cresceu a bordo de naves de carga do século 22 e viajou mais entre as estrelas do que o próprio capitão.
  • T’Pol (interpretada por Jolene Blalock)
    Sub-comandante e Chefe de Ciências, a vulcana é uma das melhores oficias da nave.Tem em si uma extrema força e confiança e considera os humanos seres irracionais e primitivos.
  • Doutor Phlox (interpretado por Jonh Billingsley)
    Oficial Médico da nave. Dono de um senso de humor totalmente excêntrico ao qual o resto da tripulação não consegue entender.
  • Hoshi Sato (interpretada por Linda Park)
    Alferes da Enterprise – NX 01, Hoshi é tradutora. Mal-humorada, não gosta de estar ‘presa’ em uma nave e odeia as viagens em dobra.
  • Tenente Comandante Malcolm Reed (interpretado por Dominic Keating)
    Típico soldado do século 22, rústico, educado e de poucas palavras. É obcecado por munições, e bom em seguir ordens.
  • Comandante Charlie ‘Trip’ Tucker (interpretado por Connor Triner). Pupilo do capitão Archer, escolhido para chefiar a engenharia da nave. Desprovido de diplomacia com alienígenas.

Star Trek: Discovery – 2017 

Está prevista para janeiro de 2017 a estreia da nova série da franquia. Star tTrek: Discovery, que será exibida pela CBS, vai se passar dez anos antes da viagem de cinco anos da Enterprise.

Como o próprio título sugere, a série vai explorar os desafios e o espirito de “descoberta” da franquia. Star Trek: Discovery terá ainda  uma mulher como protagonista, mas não necessariamente a capitã.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s