“Fiz jornalismo porque eu “escrevia bem” e na minha época isso era suficiente para você escolher um curso que ia durar, com sorte, quatro anos da sua vida. No meu caso, quatro anos e meio”.

Não é só porque Jout Jout resumiu a minha graduação de forma literal – inclusive na duração exata – que eu gostei de Tá todo mundo mal – o livro das crises, escrito pela youtuber Julia Tolezano.

Provando que às vezes é preciso deixar de lado o preconceito com livros de youtubers, Jout Jout consegue transpor para as páginas linguagem rápida e divertida de seus vídeos.

O resultado é um livro que, a exemplo do que acontece em seu canal do YouTube, alterna capítulos mais corriqueiros e engraçados como “A crise constante que era ter um Tamagotchi”, com relatos sérios e pertinentes como “A crise do medo da possibilidade de um estupro”.

De leitura leve e jeitinho despretensioso inclusive em sua editoração (a capa amarela é uma gracinha), Tá todo mundo mal é altamente recomendado para o público adolescente, que vai se identificar ainda mais com as crises do livro.

Com um toque libertador e de empoderamento, a obra de Jout Jout me faz desejar que houvesse em minha adolescência um livro que falasse das crises de “uma época muito explosiva, confusa, gente chorando em todo recreio” de um jeito tão divertido.

Mas da mesma forma, faz um bem danado ler sobre as crises  e os dramas dos 20 e tantos, da época em que  “a gente tem essa impressão às vezes de que tem uma hora que a gente vai crescer. (..) e quando você vê, está com sessenta anos e nada de se sentir adulto”.

Um comentário em “Eu queria uma Jout Jout na minha adolescência

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s